07 Oct 2024
Fique atento ao risco de reputação com estas sete dicas
O conteúdo é rei quando se trata de melhorar o reconhecimento da marca; no entanto, o contexto é rei quando se trata de gerir o risco de reputação. Simplificando, a reputação está enraizada na perceção e, para gerir verdadeiramente o risco de reputação, é necessário primeiro medir a perceção.
Como escreveram os investigadores para a Harvard Business Review, “uma análise detalhada e estruturada do que os meios de comunicação social dizem é especialmente importante porque os meios de comunicação social moldam as percepções e expectativas de todas as partes interessadas”.
Estar atento ao risco para a reputação significa obter as chaves do reino do contexto. Significa utilizar a inteligência dos meios de comunicação social para realizar - e elevar - uma auditoria aos meios de comunicação social da sua marca, organização ou campanha para determinar onde é mencionada, como é falada, quem está falando sobre ela, o que está sendo dito sobre ela, se o seu público-alvo a está consumindo, como eles estão se envolvendo com ela e como a sua marca se compara com a concorrência do seu setor.
Pense nestas sete dicas abaixo como um plano a seguir para desbloquear o poder da inteligência da mídia para a auditoria de mídia da sua marca, organização ou campanha.
- Utilizar uma rede ampla para a captação de dados
Não limite os meios de comunicação que inclui à medida que os explora e monitoriza. Dependendo do tópico, uma publicação de blog pessoal que mencione a sua marca pode tornar-se viral rapidamente no panorama dos meios de comunicação atuais. As organizações noticiosas podem tomar conhecimento e decidir apresentar o Conteúdo Gerado pelo Usuário (UGCs) como uma história principal. Assim, por exemplo, se incluir os blogs como parte do seu acompanhamento dos meios de comunicação, quer através de uma simples pesquisa na Web quer através da utilização de uma ferramenta de monitoramento dos meios de comunicação, pode detetar menções com potencial e tomar as medidas adequadas.
- Monitorizar a presença digital
Reconheça que a Internet é um espaço grande e aberto. Pesquise os tipos de sites em que as menções à sua marca aparecem além das notícias convencionais. Siga o conteúdo vinculado nas histórias em que sua marca é mencionada para entender melhor o contexto da menção. Leia os comentários dos usuários quando eles estiverem disponíveis para entender mais sobre o alcance e a percepção. Preste atenção em quem está compartilhando conteúdo sobre sua marca e determine seus públicos-alvo e quais são suas intenções ao compartilhar o conteúdo.
- Acompanhe a mídia social
Adote a mesma abordagem que descrevemos acima para rastrear a pegada digital de uma marca e aplique-a especificamente ao conteúdo de mídia social. Comece com a estratégia e o público-alvo de sua marca. Em seguida, acompanhe as publicações, as respostas e os engajamentos para saber o máximo possível sobre como sua marca aparece nas mídias sociais, as percepções dos usuários sobre ela e os níveis de engajamento.
- Colaboração entre departamentos
A pesquisa e os dados de marketing devem complementar a inteligência de mídia e vice-versa. Ela deve oferecer aos profissionais de comunicação camadas adicionais de contexto sobre o comportamento atual do cliente e revelar oportunidades de trabalho conjunto para trazer novos clientes para a mesa.
- Use o monitoramento ativo da mídia
As ferramentas de monitoramento de mídia geralmente têm a opção de fornecer compilações diárias ou sob demanda de suas menções na mídia para sua caixa de entrada - e esse é um ótimo ponto de partida. Mas os profissionais experientes de RP e comunicação sabem que é aconselhável fazer uma pesquisa rápida na Web separadamente para garantir que seus resultados diários sejam os mais abrangentes possíveis. Se o seu serviço de monitoramento de mídia não oferecer uma newsletter diária com manchetes, trechos de artigos, principais conclusões ou outros pontos de dados importantes para a sua organização, considere usar os alertas diários automatizados como ponto de partida, e não como ponto de chegada, para determinar se existem outras menções.
- Seja criativo com as consultas de palavras-chave
Ao procurar menções de sua marca, organização ou campanha na mídia, não se limite ao nome. Por exemplo, se sua empresa tem seguidores que tem uma relação de amor e ódio - pense em Meta, Tesla ou Amazon - é útil incluir também pesquisas que incluam seus concorrentes, cidades onde você tem uma presença importante no varejo e até mesmo palavras negativas que você sabe que foram usadas no passado. A criatividade das palavras-chave abre sua pesquisa para encontrar menções que você não esperava, e essas menções podem, às vezes, ter um grande impacto na reputação da sua marca.
- Documentar todas as descobertas
Crie um sistema de controle que vá além do que os painéis oferecem. Pode ser uma planilha para acompanhar cada menção, todos os dias. Pode ser um documento que você mantém com resultados de análises mensais, percepções e ações. E certifique-se de que mais de uma pessoa tenha acesso a essas informações e as mantenha atualizadas. Em última análise, você está criando um histórico da cobertura da mídia sobre sua marca, organização ou campanha que será valioso para outros funcionários quando você já tiver partido. As descobertas anteriores de inteligência de mídia oferecem outro nível de contexto e uma maneira de comparar o progresso e o crescimento.