Modelos de linguagem ampla (LLMs) e ferramentas de IA generativas transformaram a maneira como as organizações colocam em ordem a grande quantidade de dados on-line e off-line disponíveis. A IA pode restringir...
Os choques financeiros se parecem quase com o habitual para qualquer empresa que opere internacionalmente em 2024-25. Choques recentes, como aumento acentuado da inflação, sanções econômicas repentinas...
Para empresas de serviços profissionais, como consultores de gestão, pesquisadores de mercado e serviços de TI, realizar pesquisas de qualidade é essencial, mas consome muito tempo. Felizmente, as novas...
Ocorreram grandes desenvolvimentos que impulsionaram rápidas mudanças regulatórias em todo o mundo com relação ao monitoramento de crimes financeiros. Neste blog, exploramos sete maneiras pelas quais...
Os últimos anos foram caracterizados por interrupções na cadeia de suprimentos - desde a Covid-19, passando pelo bloqueio de Suez, até a invasão da Ucrânia. Além disso, as empresas que não conseguem identificar...
Os choques financeiros se parecem quase com o habitual para qualquer empresa que opere internacionalmente em 2024-25. Choques recentes, como aumento acentuado da inflação, sanções econômicas repentinas e crises militares, têm o potencial de interromper as cadeias de suprimentos e impedir operações/atividades comerciais.
As empresas que desenvolveram resiliência não só estão mais bem equipadas para superar choques e preservar suas cadeias de suprimentos, como também podem se adaptar para encontrar novas oportunidades.
Um “choque” financeiro é um evento externo fora do controle de uma empresa com o potencial de impactar significativamente seus negócios. Os choques mais óbvios são eventos imprevisíveis do tipo “cisne negro”, como a pandemia da COVID-19, uma grande quebra do mercado de ações ou o bloqueio de seis dias do Canal do Panamá em 2021. Mas há diferentes tipos de choques com os quais as empresas devem estar atentas em 2025, incluindo:
Um impacto comum desses choques financeiros é que eles podem interromper as cadeias de suprimentos das empresas. As cadeias de suprimentos modernas são interconectadas globalmente, e um único produto ou serviço geralmente é composto de peças que foram fornecidas por vários países e até mesmo continentes. Qualquer interrupção em um elo da cadeia pode paralisar um produto ou serviço.
Por exemplo, além da trágica perda de tantas vidas, a pandemia da COVID-19 teve um impacto existencial nas cadeias de suprimentos. Os bloqueios nacionais fizeram com que muitas empresas não pudessem mais abastecer seus elos de uma cadeia de suprimentos, e os danos econômicos causados pela pandemia levaram várias empresas à falência.
Assim como essas cadeias de suprimentos estavam começando a se reconstruir após a pandemia, os recentes conflitos geopolíticos (e muitas vezes militares) causaram ainda mais interrupções. Esses conflitos podem facilmente devastar as cadeias de suprimentos, já que 90% das mercadorias são enviadas por meio de rotas comerciais marítimas. Por exemplo, Israel é um dos principais produtores de chips de computador que alimentam algumas das maiores empresas de tecnologia, varejo e automotivas dos países mais ricos do mundo. No entanto, as convocações militares levaram à escassez de mão de obra, e o conflito mais amplo limitou o fornecimento desse material essencial.
Embora os choques financeiros sejam externos e estejam fora do controle de uma empresa, seu impacto em diferentes empresas não é aleatório. As empresas que sobrevivem e prosperam diante de interrupções na cadeia de suprimentos tendem a se preparar com antecedência para desenvolver a resiliência da cadeia de suprimentos. Mas como elas fizeram isso?
Dados confiáveis, relevantes e atualizados podem ajudar uma empresa a se preparar para choques financeiros e garantir que sua cadeia de suprimentos seja resiliente. Por exemplo, os dados da mídia podem ajudá-lo a entender os choques financeiros e as tendências econômicas que estão surgindo, fornecendo as informações necessárias para agir com rapidez e confiança. Às vezes, a cobertura da mídia pode até ajudar a prever choques financeiros. Por exemplo, houve artigos na mídia sobre a COVID-19 na Ásia antes que a pandemia alcançasse a atenção mundial.
Insights úteis e precisos sobre choques financeiros dependem do acesso a dados relevantes e autorizados de fontes confiáveis e verificáveis. As principais fontes incluem:
Há muitos dados disponíveis, e novos dados estão sendo criados o tempo todo. Portanto, não é possível que os funcionários leiam manualmente grandes conjuntos de dados para identificar riscos e percepções. Em vez disso, a tecnologia deve ser trazida de fornecedores terceirizados para examinar instantaneamente grandes volumes de terceiros em relação a uma ampla gama de conjuntos de dados e sinalizar quando surgirem novos riscos e oportunidades financeiras.
Você deve usar insights de dados e tecnologia para se preparar para cenários de diferentes choques financeiros que podem surgir. Quais são os possíveis impactos de cada risco financeiro e como eles podem ser mitigados? Por exemplo, saber quais fornecedores estariam vulneráveis à falência permite que você identifique outros fornecedores que poderiam ser contratados nessa eventualidade.
Não se concentre apenas nos riscos e custos dos choques financeiros, mas mantenha a cabeça fria diante de uma crise e procure as oportunidades que possam surgir. Por exemplo, mudanças na inflação ou na taxa de crescimento em um mercado emergente podem ser um bom momento para lançar um novo produto ou serviço. Da mesma forma, se um regime de sanções anteriormente restritivo começar a ser suspenso, isso poderá lhe dar a oportunidade de ser o primeiro a entrar no mercado e fechar novos negócios.
O gerenciamento de riscos e o aproveitamento de oportunidades começam com a obtenção dos dados corretos sobre tendências geopolíticas e financeiras históricas, atuais e emergentes. A LexisNexis reúne uma ampla gama de fontes de dados respeitáveis para ajudá-lo a obter insights geopolíticos e financeiros relevantes e impactantes. Nossos conjuntos de dados incluem dados de mídia, informações sobre empresas, sanções e listas de observação, fatores de risco ESG, dados PEP, registros legais e informações biográficas.
Email: brasil@lexisnexis.com
Téléphone: +551142809193