EUA, Rússia, UE, Europa, China e Emirados Árabes Unidos estão entre as muitas jurisdições que recentemente impuseram sanções econômicas a empresas e indivíduos estrangeiros, em resposta a supostas violações...
No dia 11de novembro , a LexisNexis patrocinou e participou do Sport Integrity Forum Latin America 2024 , um dos principais eventos sobre integridade no esporte, realizado no Estádio Morumbi, em São Paulo...
Os órgãos reguladores exigem cada vez mais que as empresas de serviços financeiros e corporativos incorporem os riscos ambientais, sociais e de governança (ESG) em seus processos de due diligence e de...
O rastreio dos meios de comunicação social adversos tornou-se uma parte essencial do processo de gestão do risco de uma empresa, tanto durante a integração de terceiros e clientes como ao longo da relação...
Nos últimos cinco anos, a tendência regulatória dominante na conformidade global tem sido a disseminação da legislação que exige que as empresas realizem a Due Diligence de Direitos Humanos e ESG (HRDD...
Os órgãos reguladores exigem cada vez mais que as empresas de serviços financeiros e corporativos incorporem os riscos ambientais, sociais e de governança (ESG) em seus processos de due diligence e de gestão de riscos de reputação. Somente no ano de 2023, houve um grande aumento da responsabilidade corporativa nessa área; por exemplo, a Diretiva de Due Diligence de Sustentabilidade Corporativa (CSDDD) da União Europeia exige que as empresas com 250 ou mais funcionários cumpram padrões ambientais sem precedentes.
O ESG também traz oportunidades: os gestores de recursos e os bancos de investimento obtiveram retornos significativos ao transferir ativos para fundos sustentáveis, enquanto as empresas que são transparentes em relação a seus compromissos com o ESG têm sido lucrativas. No entanto, o ESG geralmente é mal definido, e é difícil obter os dados corretos para identificar esses riscos.
Neste blog, exploramos a tendência em direção ao gerenciamento de riscos de ESG; detalhamos os fatores que as empresas devem considerar ao tentar avaliar as reivindicações de ESG; e explicamos como as Soluções Nexis® podem ajudar a identificar esses riscos.
Em um determinado momento, o ESG foi reconhecido como uma aspiração digna para as empresas, mas raramente priorizado em detrimento do lucro. Atualmente, a due diligence obrigatória em direitos humanos e meio ambiente tornou-se uma expectativa regulatória para empresas de serviços financeiros e outras empresas. Não é mais suficiente que elas limitem o monitoramento de terceiros a riscos de longa data, como a capacidade de crédito ou a exposição à lavagem de dinheiro.
Diversas jurisdições introduziram - ou estão planejando - legislação de ESG exigindo que as empresas demonstrem que estão realizando a devida diligência nos registros de fornecedores, agentes e parceiros de joint venture. Por exemplo:
Outro desenvolvimento importante é o Regulamento de Divulgação de Finanças Sustentáveis da UE, que foi introduzido para melhorar a transparência em relação aos produtos de investimento sustentável. Ela exige que os gestores de ativos dos estados-membros da UE divulguem se consideraram fatores ESG no portfólio de suas empresas e em seus próprios fundos.
O fato de não considerar e gerenciar adequadamente os riscos de ESG representa um risco à reputação das empresas. Os investidores ativistas estão retirando dinheiro de empresas com registros ruins, enquanto as campanhas de consumidores boicotam produtos com origem antiética em suas cadeias de suprimentos. As falhas de ESG colocam as empresas e seus terceiros no centro das atenções com comentários negativos na imprensa e nas mídias sociais, levando a uma perda de confiança do consumidor e de receita.
Executar a due diligence de ESG não se trata apenas de gerenciar riscos, mas também de uma oportunidade financeira. A Reuters informou que um recorde de US$ 649 bilhões foi investido em fundos com foco em ESG em 2021, o que significa que eles agora representam 10% dos ativos mundiais. Em geral, esses investimentos superaram as médias do mercado.
As empresas que demonstram um compromisso ESG positivo também estão obtendo lucros mais sustentáveis, o que as prepara para o sucesso a longo prazo. Clientes, investidores e funcionários querem cada vez mais comprar, investir e trabalhar para empresas que demonstrem um impacto positivo de ESG. Cada vez mais, as empresas estão reconhecendo o conceito de um “duplo resultado” - que seu desempenho deve ser medido em termos de impacto social positivo e também de lucro.
Empresas de todos os tipos podem mitigar os riscos reputacionais, regulatórios, financeiros e estratégicos representados pelo ESG - e explorar suas oportunidades - adotando as seguintes medidas:
É inegavelmente importante que as empresas monitorem o ESG, mas essa não é uma tarefa simples. Os desafios incluem:
As Nexis Solutions ajudam empresas a enfrentar o desafio de avaliar o risco de ESG de frente e a obter insights relacionados aos riscos de ESG em nossa ampla gama de dados, desde nosso arquivo de notícias até dados de empresas e listas de PEPs e sanções. Isso dá suporte ao gerenciamento de riscos à reputação das empresas, à due diligence e às decisões de investimento baseadas em dados.
Além de nossos dados existentes, adicionamos recentemente conteúdo de ESG ao Nexis Diligence+, que permite aos usuários incorporar com confiança uma avaliação de risco ESG em seu fluxo de trabalho de pesquisa e relatório de due diligence, em uma única interface de conteúdo escolhida especificamente para uma due diligence rápida, econômica e abrangente. Comece a usar e solicite um teste gratuito hoje mesmo!
Email: brasil@lexisnexis.com
Téléphone: +551142809193