O conteúdo é rei quando se trata de melhorar o reconhecimento da marca; no entanto, o contexto é rei quando se trata de gerir o risco de reputação. Simplificando, a reputação está enraizada na perceção...
Os profissionais de comunicação enfrentam demandas imensas para produzir continuamente conteúdo em várias plataformas e canais. A IA generativa está surgindo como uma tecnologia revolucionária para automatizar...
O cenário da mídia está sempre mudando. Novas plataformas e canais de comunicação são aparentemente introduzidos diariamente; as tendências se desenvolvem a qualquer momento e desaparecem em um piscar...
O desenvolvimento de uma forte inteligência de mídia para relações públicas e gerenciamento de marca depende realmente dos métodos que você escolher para analisar os dados coletados por meio de seus esforços...
À medida que o cenário da mídia e os insights que ela produz continuam a evoluir, o mesmo acontece com as oportunidades de refinar a forma como a inteligência de mídia é obtida e aplicada. É por isso que...
Como profissional de comunicação, você sabe intuitivamente que a percepção do público pode impactar suas campanhas, para melhor ou para pior. Atualmente, não há muita coisa que seja mais importante para o público do que as questões relacionadas à Governança Social e Ambiental (ESG). Pesquisas mostram que os clientes, investidores e outras partes interessadas estão dando mais atenção às iniciativas de ESG, e as empresas que lideram esse processo têm mais oportunidades e clientes mais satisfeitos.
Entretanto, essa é uma categoria que está em constante expansão, o que torna um grande desafio ficar por dentro de como seus passos - e os de seus parceiros - estão sendo cobertos pela mídia. Para ajudar, esta publicação descreve um sistema simples de monitoramento ESG de cinco pontos que pode ajudá-lo a ficar à frente da concorrência e proteger a reputação da sua marca.
A forma como os fornecedores se comportam pode ter um impacto significativo sobre as empresas que atendem. Se um de seus fornecedores desenvolver uma má reputação, especialmente uma reputação ligada a erros relacionados a ESG, as consequências podem levar a uma "culpa por associação" que mancha a imagem da sua marca.
Veja, por exemplo, a situação do Samsung Galaxy Note 7, em que alguns dos novos modelos de telefone pegaram fogo inesperadamente. O problema acabou sendo as baterias defeituosas fornecidas por um fornecedor da Samsung. Mas mesmo que a Samsung não tenha produzido as baterias, ela ainda foi responsabilizada. A empresa enfrentou multas, processos judiciais e um custoso processo de recall de produtos, prejudicando sua marca.
Para evitar um problema semelhante, monitore a cobertura diária de notícias de seus principais fornecedores quanto a atividades relacionadas a ESG. A identificação preventiva de histórias problemáticas sobre fornecedores pode proporcionar um tempo valioso caso você precise desenvolver e transmitir mensagens sobre o assunto.
As organizações parceiras de sua empresa também devem desempenhar um papel em sua estratégia de ESG. Trabalhar com marcas com metas ESG compatíveis ajudará a evitar possíveis conflitos e a aprimorar seus esforços. Pense nisso como o oposto da culpa por associação, aproveitando o reconhecimento das realizações dos parceiros. Com esse objetivo, um programa de monitoramento de ESG bem-sucedido também deve manter o controle de todas as suas organizações parceiras.
Se um parceiro estiver fazendo grandes progressos no espaço ESG, esses sucessos devem ser comemorados e relatados, em parte, como se fossem seus. Veja, por exemplo, a Coca-Cola Company. Ela tem metas focadas em ajudar as comunidades do mundo todo a enfrentar os desafios da sustentabilidade. Como resultado, a empresa formou parcerias importantes com organizações sem fins lucrativos comprometidas com iniciativas de sustentabilidade. O sucesso dessas organizações sem fins lucrativos reflete positivamente na Coca-Cola.
Ao monitorar os parceiros, você também pode identificar qualquer cobertura negativa. O escopo e a natureza dessas notícias podem ajudá-lo a determinar se o seu relacionamento com esse parceiro deve ser reavaliado ou descontinuado.
Toda empresa é comparada a seus concorrentes, o que significa que é essencial manter o controle sobre a cobertura relacionada a ESG de seus concorrentes.
Por exemplo, a Ford foi recentemente homenageada por suas iniciativas de liderança em sustentabilidade. Notícias como essa criaram uma oportunidade para que os concorrentes da Ford respondessem divulgando suas próprias realizações de ESG, mantendo-se, assim, nas boas graças de seus clientes e de outras partes interessadas.
O monitoramento das notícias de ESG de seus concorrentes também é útil como ferramenta de benchmarking e como meio de identificar quando seus concorrentes não conseguiram atingir seus objetivos, para que você possa evitar cometer um erro semelhante.
Seu monitoramento de ESG deve olhar não apenas para fora, mas também para dentro. É fundamental aproveitar os canais de mídia conquistados, próprios e compartilhados para comunicar proativamente os planos de ESG da sua empresa. Ainda assim, o monitoramento de notícias e plataformas de mídia social é igualmente importante para entender como essas ações estão sendo vistas.
Suas mensagens-chave relacionadas a ESG estão repercutindo em seu público? Estão sendo discutidos ou abordados tópicos de ESG que sua empresa não está priorizando, mas deveria? Seus clientes em potencial e futuros parceiros estão cientes dos esforços de sua empresa para atingir suas metas de ESG?
Perguntas como essas são cruciais para responder e permitirão que seu programa ESG e a estratégia de comunicação que o acompanha cresçam e evoluam.
Além de monitorar sua própria empresa, seus concorrentes, fornecedores e parceiros, também é útil ficar por dentro das notícias e tendências gerais de ESG, como desenvolvimentos na cadeia de suprimentos, legislação estadual e federal em análise e mudanças no sentimento do consumidor em relação, por exemplo, à equidade na contratação.
Por exemplo, o presidente Joe Biden usou recentemente seu primeiro veto para preservar uma regra recente do Departamento do Trabalho dos EUA sobre fundos ESG em planos de poupança para aposentadoria. A regulamentação anulou uma anterior que impedia os empregadores de considerar o ESG ao avaliar onde investir os fundos de aposentadoria. Acompanhar notícias como essas em todo o mundo ajuda a determinar melhor para que lado os ventos político-sociais estão soprando e o que isso pode significar para a sua marca.
Se você está pronto para implementar esse programa de cinco pontos, o Nexis® Media Intelligence está aqui para ajudar. Nosso rastreador de ESG gratuito permite que você insira o nome da sua empresa e veja as menções na mídia para ter uma visão rápida de como suas campanhas de ESG são vistas. Esse poderoso rastreador também apresenta visualizações sobre os principais fatores de ESG.
Indo um pouco mais fundo, o Nexis Newsdesk, a plataforma e o conteúdo que alimentam o ESG Tracker, facilitam o estabelecimento de um monitoramento contínuo, ajudando a mantê-lo informado sobre os cinco pontos de monitoramento que discutimos neste post. A ferramenta também permite que você configure micro-sites personalizados para manter os tomadores de decisão da sua empresa informados em tempo real.
O movimento ESG cresceu rapidamente na última década e não mostra sinais de desaceleração tão cedo.
Email: brasil@lexisnexis.com
Téléphone: +551142809193