Use esse botão para alterar entre dark mode e light mode

O que o relatório da Kroll significa para sua empresa e como ela gerencia o risco de crimes financeiros de terceiros

O Relatório de Crimes Financeiros da Kroll deste ano constatou que as empresas estão cada vez mais preocupadas com o fato de que terceiros estão gerando um risco maior de crimes financeiros. 

Lemos o relatório para extrair lições para as empresas dessa pesquisa com 400 executivos em 8 países. Ao implementar essas lições - com a ajuda da LexisNexis - as empresas podem melhorar seu gerenciamento de riscos de terceiros. 

Os "Gatekeepers de Terceiros" são um catalisador para o aumento dos crimes financeiros 

O influente relatório baseia-se em pesquisas realizadas nos primeiros três meses de 2023 com 400 executivos e profissionais de gerenciamento de riscos em empresas dos EUA, Reino Unido, França, Alemanha, Brasil, México, Cingapura e Emirados Árabes Unidos. Os resultados são amplamente considerados como uma indicação útil das principais tendências que as empresas estão observando em relação ao gerenciamento de riscos. 

Uma tendência notável na pesquisa de 2023 é que as medidas regulatórias contra crimes financeiros estão se tornando mais predominantes. 67% dos entrevistados previram que os órgãos reguladores aumentarão o número e a frequência das ações de fiscalização no próximo ano, com respostas ainda mais altas no Brasil, nos EUA e no México, de 72%, 70% e 70%, respectivamente. Uma clara maioria desses entrevistados considerou os "gatekeepers de terceiros" como um dos principais motivos para essa tendência. 

As conclusões do relatório refletem uma realidade dos negócios modernos: as empresas dependem de terceiros e fornecedores em todo o mundo para entregar seus produtos e serviços, mas esses terceiros as expõem a riscos legais, financeiros, de reputação e estratégicos. Outra pesquisa realizada em 2023 pela Compliance Week corroborou as descobertas da Kroll, revelando que 82% dos executivos das empresas disseram que o suborno indireto por terceiros é um risco maior do que o suborno de seu próprio pessoal. 

A lição para as empresas é clara: é fundamental entender os riscos que você enfrenta de seus terceiros e realizar uma due diligence eficaz sobre essas organizações de forma contínua. 

Entender o risco de ESG representa um desafio para as empresas 

O monitoramento de terceiros quanto a riscos de crimes financeiros, suborno e corrupção não é algo novo e tem sido o foco de legislações como a Lei de Práticas de Corrupção no Exterior dos EUA há décadas. No entanto, uma tendência mais recente tem sido a introdução, por parte dos órgãos reguladores, de requisitos para que as empresas também examinem terceiros quanto aos riscos ambientais, sociais e de governança (ESG).

O relatório da Kroll conclui que esse desenvolvimento está se revelando um desafio significativo para as empresas. 61% dos executivos apontaram as limitações dos dados de ESG e reclamaram da "falta de padronização" de como medir o desempenho de ESG de terceiros. 

As empresas precisam adquirir dados de alta qualidade, precisos e confiáveis para superar esse desafio. Uma ampla gama de fontes de dados pode esclarecer os registros de ESG de terceiros, desde fontes legais mais tradicionais até notícias e cobertura de mídia social. 

Tecnologia: Uma solução para a crescente complexidade dos riscos de terceiros 

A pesquisa demonstrou que tanto as empresas quanto os órgãos reguladores agora reconhecem a tecnologia como uma parte essencial da boa conformidade. Os executivos pesquisados previram que os órgãos reguladores "começarão a observar mais de perto" a forma como as empresas estão usando a tecnologia em seus programas de conformidade. Como resultado, mais de dois terços dos entrevistados disseram que estão "priorizando" os investimentos em tecnologias de conformidade. 

David Lewis, da Kroll, observou que as empresas estão mais abertas à tecnologia devido ao aumento dos riscos de crimes financeiros. "Os resultados da pesquisa mostram que as empresas enfrentam uma turbulência à medida que os riscos de crimes financeiros aumentam e se tornam mais complexos", disse ele. "Elas não estão totalmente confiantes na eficácia de suas proteções e, sem dúvida, correrão para adotar a tecnologia para resolver todos os seus problemas." 

A lição que isso oferece para as empresas é incorporar a tecnologia em seus processos de conformidade, mas fazê-lo de uma forma estratégica que apoie sua abordagem geral de gerenciamento de riscos. As tecnologias de aprendizado de máquina e IA podem indicar padrões de atividades suspeitas que poderiam justificar uma investigação mais aprofundada ou um relatório para o órgão regulador, e grandes bancos implementaram esses tipos de ferramentas para monitorar clientes e terceiros. Mas essas soluções geralmente têm custos altos. 

Em vez disso, uma solução mais acessível e econômica para todas as empresas é usar plataformas de tecnologia como a LexisNexis para examinar terceiros em relação a uma ampla gama de fontes de dados confiáveis. Ferramentas como o Nexis Diligence+ ajudam as organizações a identificar riscos e percepções relevantes a partir de grandes volumes de dados de forma mais eficiente e eficaz do que as pesquisas manuais realizadas pela equipe. 

LexisNexis: Ajudando você a controlar os riscos de terceiros 

As empresas podem responder às tendências e ameaças destacadas no relatório da Kroll atualizando sua abordagem de due diligence e conformidade. Isso deve envolver a análise de terceiros e clientes em relação à ampla gama de fontes de dados confiáveis e de alta qualidade da LexisNexis, incluindo: 

  • Dados legais, incluindo processos judiciais envolvendo uma empresa. 
  • Listas de sanções e listas de observação que revelam quais organizações e indivíduos podem fazer com que uma empresa que faça negócios com eles seja sancionada. 
  • Listas de Pessoas Expostas Politicamente (PEPs), cujas posições políticas de destaque podem torná-las alvo de suborno e corrupção. 
  • Dados de notícias, que podem sinalizar riscos percebidos e supostos envolvendo uma empresa ou indivíduo - especialmente se os dados vierem com um arquivo de notícias históricas. 
  • Dados ESG, que indicam o impacto de uma empresa sobre o meio ambiente, sua reputação em relação a questões sociais e quaisquer falhas na governança.

 A LexisNexis reúne todas essas fontes de dados e muito mais em uma única solução, e aproveita a tecnologia para ajudar a revelar menções relevantes de terceiros e elaborar uma pontuação de risco com base nessa análise. O perfil de risco de um terceiro será atualizado automaticamente quando novas informações forem encontradas. 

Procurando mais dicas sobre como implementar uma estratégia eficaz de due diligence para identificar e gerenciar riscos de terceiros? Fale com um de nossos especialistas.

Entrar em contato

Email: brasil@lexisnexis.com
Téléphone: +551142809193