A publicação das Resoluções BCB 519, 520 e 521 marca o fim de uma era de incerteza e o início da maturidade definitiva para o mercado de criptoativos no Brasil. O Banco Central (BC) não apenas validou...
Atuar globalmente oferece imensas oportunidades. No entanto, lidar com as diversas, rápidas e, por vezes, conflitantes regulamentações em diferentes jurisdições também traz desafios significativos de compliance...
Se você é um tomador de decisão em uma empresa, sabe o peso que há em fazer as escolhas certas. E, com o aumento das regulamentações de ESG e das expectativas dos consumidores em relação a práticas éticas...
*As opiniões expressas em materiais de autoria externa, vinculados ou publicados neste site, não refletem necessariamente as opiniões da LexisNexis Legal & Professional. Realizar due diligence é um processo...
*As opiniões expressas em materiais de autoria externa, vinculados ou publicados neste site, não refletem necessariamente as opiniões da LexisNexis Legal & Professional. Sua estratégia atual é realmente...
A publicação das Resoluções BCB 519, 520 e 521 marca o fim de uma era de incerteza e o início da maturidade definitiva para o mercado de criptoativos no Brasil. O Banco Central (BC) não apenas validou o Marco Legal de 2022, mas elevou o patamar de exigências de governança e capital para as empresas que desejam operar no país.
Para as Sociedades Prestadoras de Serviços de Ativos Virtuais (SPSAVs), esta não é apenas uma mudança burocrática; é um chamado estratégico para o fortalecimento da gestão de riscos e compliance. Em um ambiente onde o setor de serviços financeiros e a adoção de ativos virtuais no Brasil se expandem rapidamente, a conformidade se torna o principal diferencial competitivo.
A principal sinalização do BC é clara: não há mais espaço para amadorismo. A criação da licença SPSAV e, sobretudo, a definição de requisitos de capital mínimo entre R$ 10,8 milhões e R$ 37,2 milhões (a depender da complexidade da operação) é a nova barreira de entrada.
Para o mercado, isso significa uma busca imediata por legitimidade institucional:
O BC estabeleceu medidas que forçam a transparência e a auditabilidade, áreas cruciais onde a due diligence avançada é indispensável:
A nova realidade regulatória exige que as empresas busquem a conformidade antes do prazo final de 2 de fevereiro de 2026.
Para as SPSAVs, o processo de obtenção de licença é, em essência, um exercício exaustivo de due diligence e prevenção à lavagem de dinheiro (PLD). O BC pode, inclusive, requerer cópias das declarações de rendimentos dos últimos três exercícios fiscais.
Neste contexto, o Nexis Diligence+ se torna uma ferramenta indispensável. Nossas soluções de due diligence são projetadas para transformar o risco regulatório em segurança operacional:
A aplicação da nova regulação de cripto no Brasil está se expandindo e acelerando. A dúvida não é se novas regras serão aprovadas, mas sim se sua organização estará pronta para se beneficiar delas.
Email: brasil@lexisnexis.com
Téléphone: +551142809193