Use esse botão para alterar entre dark mode e light mode

Descubra as quatro tendências globais que estão contribuindo para o aumento do risco de lavagem de dinheiro em 2023

Identificar e mitigar os riscos de lavagem de dinheiro é uma das tarefas de compliance mais importantes para qualquer empresa de serviços financeiros. No entanto, em 2023, quatro tendências estão tornando essa tarefa mais difícil do que nunca, enquanto a legislação, cada vez mais rigorosa em todo o mundo, aumenta o custo de uma falha na Prevenção à Lavagem de Dinheiro (PLD) ou Anti Money Laundering (AML), na sigla em inglês. 

As principais mudanças nas abordagens de Prevenção à Lavagem de Dinheiro (PLD) das empresas 

O cenário da lavagem de dinheiro está mudando rapidamente, e os reguladores em todo o mundo estão introduzindo legislações de PLD (Prevenção à Lavagem de Dinheiro) mais rigorosas. Iniciativas recentes a serem observadas incluem:  

  • Europa: um pacote de legislação de Anti Money Laundering (AML) e Combate ao Financiamento do Terrorismo (CFT) foi aprovado pelo Parlamento Europeu em março de 2023. Isso exigiria que as empresas operando na UE realizassem a due diligence do cliente e aumentassem a transparência em relação à propriedade beneficiária.  
  • América do Sul: o Brasil realizou sua primeira Avaliação Nacional de Risco para lavagem de dinheiro e financiamento do terrorismo em 2021, o que levou à introdução de políticas de PLD mais rigorosas para o setor de metais preciosos de alto risco. 
  • Ásia-Pacífico: o Parlamento de Singapura aprovou uma nova plataforma digital em maio de 2023, que permitirá aos bancos compartilhar informações com segurança sobre transações e clientes que parecem apresentar risco de lavagem de dinheiro. 
  • Oriente Médio: os Emirados Árabes Unidos desenvolveram seu primeiro plano estratégico para Anti Money Laundering (AML) e CFT em 2020, enquanto a emenda de 2021 à Lei Anticorrupção da Arábia Saudita impõe requisitos às empresas privadas. 

Regulações adicionais são agora esperadas, impulsionadas em parte por várias tendências-chave emergentes. As empresas devem estar cientes destas tendências: 

  • Mudanças em criptomoedas: isso está criando um ambiente cada vez mais desafiador para governos e reguladores rastrearem o dinheiro, pois aumenta o risco de o dinheiro ser lavado por meio de serviços de criptomoedas. A regulação do setor está começando a surgir. Por exemplo, em 2023, o Conselho Europeu adotou novas regras para regulamentar os mercados de criptoativos (MiCA). 
  • Crescente complexidade da lavagem de dinheiro: uma razão para o rápido desenvolvimento da legislação e fiscalização de PLD é que os lavadores de dinheiro estão elaborando métodos novos e cada vez mais sofisticados para facilitar fluxos financeiros ilícitos. Considerando esse desenvolvimento de táticas dos lavadores de dinheiro, mais de dois terços das pessoas que responderam à mais recente pesquisa da Kroll disseram que suas empresas estão priorizando investimentos em tecnologia para detectar crimes financeiros. 
  • Novas tecnologias: a Inteligência Artificial e o Aprendizado de Máquina são agora regularmente usados para detectar padrões suspeitos de transações, e a McKinsey relatou em 2022 que a maioria dos principais bancos dos EUA está usando ou esperando adotar o Aprendizado de Máquina em sua abordagem de Prevenção à Lavagem de Dinheiro (PLD).  
  • Sanções e o conflito na Ucrânia: após o início do conflito na Ucrânia, a UE e muitos países impuseram sanções econômicas contra indivíduos e entidades na Rússia, enquanto a Rússia emitiu sanções de retaliação contra terceiros internacionais. Bancos que recebem fundos, mas não conseguem estabelecer a propriedade benéfica ou a origem da riqueza, ficam expostos a um risco elevado de violar essas sanções. 

Sem surpresa, o resultado de legislações mais rigorosas de Prevenção à Lavagem de Dinheiro e da maior complexidade do risco de PLD é um crescimento recente na adoção de medidas de fiscalização por parte dos reguladores contra supostas violações de PLD por empresas. Bancos e outras instituições financeiras foram multados em quase US$ 5 bilhões por alegadas falhas em PLD e outras infrações financeiras em 2022, de acordo com a Fenergo - um aumento de 50% em relação ao ano anterior.  

O futuro da conformidade com a Prevenção à Lavagem de Dinheiro (PLD) 

Aviso importante: a legislação apenas se tornará mais exigente, e os reguladores se tornarão mais ativos ao aplicar essa legislação contra suspeitas de violações de PLD e de financiamento ao terrorismo. Não é de se surpreender, então, que, combinado com uma demanda significativa por pessoal qualificado, o custo da compliance esteja aumentando.  

As instituições financeiras não podem se dar ao luxo de adotar uma abordagem regional para a compliance. É preciso garantir que as nuances da legislação de cada país individualmente sejam compreendidas e implementadas. Os custos financeiros, legais, de reputação e estratégicos de não fazer isso são muito mais caros do que um orçamento de compliance. 

As instituições financeiras podem abordar alguns desses problemas diretamente. O treinamento e o desenvolvimento podem impulsionar uma nova geração de profissionais de compliance, mas isso levará tempo e investimento no desenvolvimento contínuo da carreira para que os especialistas em PLD permaneçam atualizados à medida que novas legislações forem publicadas. 

A implantação de ferramentas tecnológicas pode automatizar elementos da due diligence e revelar insights de grandes conjuntos de dados, o que não seria possível por meio de buscas manuais. Essas ferramentas, juntamente com pessoas altamente qualificadas, provavelmente fornecem às organizações a maneira mais eficaz de reduzir o custo crescente de permanecer em conformidade. Mas o desenvolvimento e a implementação de programas robustos de compliance para a Prevenção à Lavagem de Dinheiro (PLD) continuarão a ser o maior desafio enfrentado pelas empresas de serviços financeiros no futuro próximo. 

Atualize sua abordagem para o gerenciamento de riscos de Prevenção à Lavagem de Dinheiro (PLD) com as Soluções Nexis 

Em resposta às crescentes intervenções regulatórias, as empresas devem tornar uma prioridade mitigar os riscos financeiros, legais, de reputação e estratégicos de uma falha de compliance em relação à lavagem de dinheiro ou ao financiamento do terrorismo. A melhor maneira de fazer isso é aproveitar dados e tecnologia para fortalecer seu processo de due diligence. Isso ajudará você a detectar melhor transações ou atividades suspeitas de lavagem de dinheiro em seu negócio ou por parte de um cliente, fornecedor ou outro terceiro. 

A Nexis Solutions ajuda as empresas a implementar um processo de due diligence mais eficiente e eficaz para identificar e mitigar o risco de lavagem de dinheiro, fornecendo dados confiáveis das fontes mais relevantes, incluindo: 

  • Dados de notícias para identificar riscos de reputação de terceiros. 
  • Dados de PEPs (Pessoas Politicamente Expostas) e sanções para identificar terceiros que possam exigir uma due diligence reforçada.
  • Dados de empresas para auxiliar na construção de uma imagem da estrutura da empresa, diretores e proprietários beneficiários.
  • Dados de ESG (Ambientais, Sociais e de Governança) para avaliar a conformidade de terceiros com as expectativas crescentes dos reguladores e do público em relação à due diligence relacionada aos direitos humanos e ao meio ambiente. 

Nós ajudamos as empresas a implementar tecnologia por meio dessas fontes para aprimorar sua abordagem em relação à due diligence e ao gerenciamento de riscos. Por exemplo: AML 

  • O Nexis Diligence+Tm proporciona um processo eficaz de due diligence com nossos extensos arquivos e buscas de notícias que remontam a mais de 40 anos. 
  • O Nexis® Data as a Service oferece uma coleção incomparável de conteúdo licenciado e da web, arquivos profundos e dados por meio de nossas flexíveis APIs de dados.

Entrar em contato

Email: brasil@lexisnexis.com
Téléphone: +551142809193